quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ulzzang x Gyaru

Imagem encontrada no tumblr que me inspirou na criação do post

Muita gente confunde Ulzzang (ou Eoljjang) com Gyaru, principalmente se você se interessa por moda Ulzzang e entende nada de Moda Japonesa ou se você é principiante no estilo Gal. Acredito que se você é mais experiente em gyaru (em termos de estudo do estilo) dificilmente você irá confundir uma coisa com a outra. Por quê? Gyaru querendo ou não, sendo mais mainstream ou não, é um estilo mais regrado que o Ulzzang. Este último é muito conceitual, menos padronizado.

Primeiro, vamos deixar claro que Ulzzang não é um estilo em si, mas um título, que os coreanos de boa aparência ganham por meio de popularidade (expliquei melhor neste post). Há quem vai discordar de mim, claro, mas acredito que pra se tornar um estilo deve haver um padrão diferenciado. Os ulzzangs não seguem um padrão deles (de sua autoria), mas um padrão coreano. Aqui tem um artigo legal (em inglês) de como em todos os países tem um Ulzzang, até fala de gyaru!  (Obrigada Carol Akioka pelo Link)

Ok ok! Mas para facilitar nosso trabalho e gerar menos discussão, vamos "fingir" que Ulzzang é um estilo e nos basear em sua maioria, assim ficará mais didático e fácil de explicar. Portanto, irei pontuar o que há de semelhante e diferente entre as "modas", já que artigos deste modo são raros e os que existem (ao menos em português), muito vagos ou até errôneos em maioria.

Origem
São ambos orientais, apesar de um vir do Japão (Gyaru) e outro da Coréia do Sul (Ulzzang). Really? Sei que é uma afirmação besta, mas a origem tem TUDO a ver com a moda. Quem leu o artigo do Galaxy109 sabe do porque Gyaru surgiu, como surgiu e porque foi no Japão e não em outro lugar no mundo. O mesmo acontece com Ulzzang, ele é reflexo da busca da beleza coreana e até mesmo da fama. O "ser perfeito" é algo tão almejado pelos coreanos que o título que chegam a recorrer a vários métodos, como cirurgias plásticas para alcança-lo. Outro ponto é que por serem orientais eles se influenciam, afinal circle lenses são coreanas não? Além de que é um dos motivos pelo qual muitos confundem eles entre si, quem nunca ouviu a frase: Oriental é tudo igual!
Puffy Eye é outroexemplo da influência da maquiagem coreana na japonesa (Gyaru e Ulzzang)

Pele
Gyarus não são mais obrigatoriamente bronzeadas, mas ainda admite à pele bronzeada (talvez não as Hime Gyarus japonesas), prova disso é o movimento do Black Diamond pelo retorno das Kuro Gyarus. Já ulzzang prefere a pele clara, por isso há tantos produtos de clareamento e preocupação com o sol, visto que pessoas de certas partes do país tendem a ter a pele mais escura pelo clima.
Errata: Há sim ulzzangs mais bronzeados como a Hwang Ji Min (Obrigada Carol)


Gyaru com pele mais bronzeada e Ulzzang com pele clara
  
Roupas
A primeira vez que escrevi esse artigo (e ainda bem que não postei) eu havia pensado: "mas não tem diferença de roupas". Porém, após ver inúmeras imagens eu conseguia diferenciar muito bem o que era gyaru, ou serviria para, e o que era ulzzang. Isso não quer dizer que uma peça não sirva pra ambos, mas o modo como o outfit é montado é sim uma diferenciação.  Gyaru ficou muito mainstream com os anos e ulzzang é mainstream desde sempre(?) e isso pode dificultar as coisas. Claro que há estilos gyarus que usam roupas mais especifica como himgyaru, himekaji, agejo, haady etc. e nesses casos a diferenciação será instantânea. Porém, tem aqueles estilos que usam roupas mais comuns e em ulzzang também tem aquelas mais fofinhos, então é algo que pode facilmente enganar. Mas observe o conjunto, gyaru é algo mais assessorado e permite ser mais sexy, mesmo em estilos mais meigos. Será que seriam as palavras chaves? Talvez. Mas o que vai ter ajudar mesmo é o treino, ver muitas imagens e observa-las (não apenas correr o olho).
Gyaru e Ulzzang (respectivamente) com peças semelhantes, mas coordenadas de modo diferenciado

Ulzzang e Gyaru  usando saias de couro falso 

Cabelo
O cabelo pode e não pode ser item de diferenciação, pois apesar de himegyaru, mambas e agejos amarem um puff, tem as gyarus de cabelo liso, levemente cacheados, castanhos, coloridos (aliás mais comum em gyarus que em ulzzangs), etc. No ulzzang não tem um mega updo, mas os cabelos são semelhantes com essas gyarus de cabelos mais "simples" e até alguns penteados são exatamente iguais.

Ulzzang e Gyaru usando cortes de cabelo e penteados semelhantes

Nail Art
Gyarus AMAM Nail Art! Algumas colocam postiças super decoradas e tão grandes que assusta (eu acho lindo!) e mesmo que ultimamente as unhas tenham ficado mais discretas, até me 2D, a art está ali, mesmo que mínima. Ulzzangs preferem unhas lisas, as vezes nem estão pintadas!
Unhas Gyaru (direita) tendem a ser mais customizadas que as Ulzzangs (esquerda)

Circle Lenses
Outro item em comum. Tornou-se (a quem discorde) obrigatório em Gyaru. Já em Ulzzang é um item comum, mas não é obrigatório. Prova? Te desafio me mostrar ao menos 2 fotos de 2 anos pra cá de Gyarus Japonesas (não vale lentes que tem pouco aumento, falo no natural) sem lentes e 2 de Ulzzang Coreanos. Ta dã! A lente ainda é menos utilizada por meninos, pelo que percebi na procura.
Ulzzangs sem circle lenses

Maquiagem
O ponto primordial para diferenciar os estilos! Para começar a maquiagem coreana é mais iluminada que japonesa, muito se deve ao BB Cream. Além disso, o gyaru é mais cheio de etapas que a maquiagem dos ulzzangs. Eles preferem um ar mais clean na maioria das vezes, que aparenta ser natural. A pele também é preocupação natural de ambos.

Cílios Postiços
Sem dúvida obrigatória em Gyaru, superiores e inferiores. Já em Ulzzang tem aqueles que usam, mas não são todos e dificilmente irá ver inferiores. Além disso, alguns estilos gyaru optam por cílios mais dramáticos. O que não é visto em Ulzzangs.
Gyaru com cílios superiores e inferiores mais dramáticos e Ulzzang apenas com cílios superiores mais naturais

Delineador
A maquiagem gyaru é bem marcada, e apesar de ter várias linhas (listadas aqui), sendo as mais comuns são o droopy eye e o cat eye (quais já expliquei aqui). Já os Ulzzangs fazem um delineado reto, que se encontra um a linha inferir fazendo um V, o que da uma impressão de queda e não subida (como no cat eye) ou também utilizam o Korean Line (que a Luciana fez uma matéria aqui). Ambas têm como objetivo aumentar os olhos. Uma coisa interessante é que o delineado coreano está sempre rente aos cílios e o contorno do olho, já o gyaru costuma criar um novo contorno para os olhos.
Se começar a observar bem vai ver a diferença de ambos, os olhos são a chave para diferenciar.
Maquiagem Gyaru Droopy Eye e delineado típico Ulzzang

Sombras
As sombras são quase sempre tons terrosos (em ambos), mas há os que arrisquem no colorido.
Gyaru e Ulzzang

Sobrancelhas
Outra parte essencial para diferenciação. As gyarus usam sobrancelhas mais claras que o tom do cabelo, mesmo quando os cabelos são negros, já ulzzangs não costumam pintar as sobrancelhas ou se pintam é do tom do cabelo, veja bem, estou falando em tintura não em preenchimento. Em gyaru a sobrancelha deve parecer leves e mais finas, já em ulzzangs mesmo aparadas se mantém natural e muitas vezes são mais grossas.
Gyaru e Ulzzang com cabelos no mesmo tom, mas sobrancelhas diferentes

Blush
Gyarus sempre usam, às vezes em exagero. Ulzzangs não costumam usar blush e se usam costumam preferir tons leves, só para dar uma ruborizada. Porém, como ulzzang não possui regras, já vi algumas a la Tsubasa, mas são muito poucos.
Gyaru com blush forte e Ulzzang com blush mais natural

Contouring
Ambos usam, mas eu acredito que gyaru faça um contorno mais marcado que os ulzzangs, o objetivo é o mesmo afinar o nariz, o rosto e até ajudar o rosto a ter um formato em V. Apesar de que no caso dos ulzzangs o efeito às vezes se torna quase imperceptível devido ao uso excessivo de clareamento por XiuXiu ou Photoshop dando um efeito de “tela em branco” (o que nos lembra muito os efeitos da revista Ageha). E ainda tem aqueles que preferem recorrer a cirurgias plásticas.
Ulzzang e Gyaru, método de contorno semelhante

Lábios
Algo muito recorrente no ulzzang é o gradient lips, mas não é obrigatório. Já o mais comum em gyaru é o nude, que é muito visto em ulzzang também. Outros tons não são incomuns.
Gyaru com batom nude e Ulzzang utilizando o método de gradient lips


Eu poderia ainda falar das cirurgias plásticas, que é bem comum no meio ulzzang para alcançar a perfeição e harmonia do rosto, eles costumam operar nariz e maxilares, já gyaru gostam de silicone (sempre tem propaganda na revista, acredito que é pelo ar mais sexy), e claro em ambos a cirurgia da dobrinha é popular. Porém, uma vez conversando com uma japonesa ela me disse que eles têm medo de cirurgia, por isso recorrem a outros métodos (contorno, fitas, colas), ao invés de cirurgias.

Por fim creio que a maquiagem (que é onde realmente se diferencia ambos) coreana se diferencia muito pela aparência natural que quer passar, já a Gyaru mesmo as mais naturais, tem um pé na maquiagem dramática. Mas é claro que tudo fica melhor quando se vê o conjunto, à medida que se vai conhecendo um estilo ou outro você vai notar por si só as diferenças e não confundir mais. Espero que o artigo tenha esclarecido mais e não confundido. Comentários são sempre bem-vindos! Dúvidas e erros reportem.
Aconselho (muito) ler também, ambos do blog da Rika:


Beijos!
 

. Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos