domingo, 10 de julho de 2011

Gyaru Estudante

Este é um artigo que venho tentando escrever faz um bom tempo, a idéia surgiu devido a um post na comunidade Gyaru (não encontrei o link específico, mas se encontrá-lo edito), onde várias opiniões foram expressas, algumas eu peguei emprestada e outras incrementei com minhas próprias.
Essa é uma grande dificuldade de várias aspirantes brasileiras, como adaptar o estilo a sua vida de estudante? Aqui tentarei listar por partes o melhor modo de utilizar gyaru a seu favor quando se trata de um look para Escola ou Faculdade, mas lembre-se, se tratam de opinião pessoal, dicas, não são regras para seguir a risca.
É importante ter em mente que cada escola ou universidade tem uma política quanto ao que vestir, darei apenas alguns conselhos, um empurrãozinho, mas você conhece melhor sua realidade e a adaptação dependerá muito mais de você. Espero que esse post enorme a ajude a ter um dia-a-dia cada vez mais Gyaru.
Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Roupas
Ahh que sonho! Que não gostaria de se vestir como as kogals japoneas, com seus uniformes fofos inspirados nos marinheiros? Mas aqui não é bem assim. O uniforme muitas vezes trata-se apenas de uma simples camiseta, em alguns lugares ainda tem a calça de malha ou a obrigatoriedade do jeans azul. Como proceder? Adaptando-se. Se a sua escola lhe dá o uniforme completo, infelizmente, neste caso aconselho apostar nos demais itens.
Em casos que a obrigatoriedade é a utilização de calças jeans, as mais comuns no estilo Gal é a skinny e atualmente com a moda Retro Girly, as calças bocas de sino e de cós alto também estão sendo bastante utilizadas. Calças estilizadas/customizadas, como os modelos da CO&LU, rasgadas, possuindo lavagens, desfiadas, bordadas e com rebites, se permitidas são boas opções para diferenciar.
Outras escolas obrigam apenas a camiseta de uniforme, neste caso você também pode utilizar saias, shorts e macacões.
No frio aposte em cardigans, jaquetas, casacos, cachecóis e suéteres, principalmente de tricô, que é uma tendência.
Na universidade tudo melhora, pode tudo (ou quase tudo)! Escolha itens mais casuais e evite roupas excessivamente curtas, ainda mais se forem saias e vestidos, isso como uma concepção geral. Dependendo do seu curso você pode exagerar mais ou menos, se você faz Moda, pode usar algo mais alegre, mais extravagante. Já se faz Agronomia, jeans grossos, macacões e engineer boots, se tornaram mais adequado numa visita de campo. Em Direito, use algo mais sóbrio, o Mode Gyaru é uma sugestão. Estes são alguns exemplos, cada caso é uma situação diferente, pesquise muito, folheie revistas e veja o que cairá melhor.


Calçados
Você passará no mínimo um período inteiro na escola/universidade, seja sentada ou se movimento, precisará de um calçado confortável. Evite os saltos altos, eles tendem a não te dar estabilidade, pois “mudam o centro de gravidade pra frente”, mesmo as plataformas causam isto. O ideal são sapatos de até 3 centímetros de altura (eu honestamente nem sempre sigo isso), então opte por saltos pequenos, rasteiras, sapatilhas, botinhas e tênis. O importante a se ressaltar sobre o tênis, é deixar aqueles modelos “tradicionais”, prefira os Allstars, constantemente vistos nas gals, ou modelos coloridos “a la Egg”.
(Leia também: Sapatos Parte 1 - Parte 2 - Parte 3)

Bolsas
Essa será uma sacaca que claramente dará uma UP no seu visual. Jogue a mochila de lado, elas são praticas, porém não vão de dar o efeito desejado. As mochilas possuem um ar despojado, mesmo em estilos mais boyish você percebe algo mais estilizado. Dificilmente este é um item com restrições, então compre uma daquelas bolsas que cabem tudo, elas estão em alta e servem muito bem. Invista numa bonita e versátil, que tenha a sua cara.
Uma dica para as meninas baixinhas que tem medo de ficarem ainda menores é optar por bolsas maiores na horizontal, assim elas não diminuíram sua estatura.

Maquiagem
Item essencial na sua vida gyaru, ela é que fará o papel chave também na sua vida de estudante, fazendo toda a diferença. As maquiagens mais naturais não são mais algo distante da moda e são principalmente estas que cairão melhor na sua vida de colegial/universitária. Algo mais discreto e simples é o mais adequado, use cílios mais naturais ou invista num bom rímel, prefira tons mais terrosos para as sombras, linhas mais finas de delineador, batons nude e blushs que apenas dão uma leve corada.
As circle lenses, não são obrigatórias e deve utilizá-las apenas se sentir bem. Se decidir usá-las no seu ambiente estudantil, eu aconselho modelos menores (de 14 milímetros) e com a cor mais próxima a de seu olho original. Evite as lenses com cores dramáticas demais.

 
Unhas
Aqui está outro bom investimento, apesar de constantemente esquecido a nailart é uma característica Gal. Mas, CUIDADO! Nada de unhas exageradas (sem contar que vai conseguir fazer pouca coisa com ela). As unhas mais simples também estão em alta, coloque algumas pedrinhas, adesivos, desenhos, entre outros, tudo com bom senso. Se isso não for sempre possível, as mantenha limpas, lixadas e com um esmalte básico. Se duvidar a moda até vai pegar.
 
Cabelo
Já notaram que natural é a palavra de ordem, certo? Cabelos lisos, levemente ondulados ou bagunçados são ótimos. Se seus cabelos são naturalmente cacheados, perfeito!  Penteados básicos como tranças, coques, os que dão um pouco de volume também ajudam, assim como um bom corte.
E aposte em acessórios de cabelo, vários, como: laços, lenços, usamimi (modelos menores), headbands, flores, tiaras, etc. Chapéus, boinas e bonés, também são uma opção, porém em muitas escolas a utilização deles em sala de aula é proibido, fique de olho nisto. (Leia também: Tokyo Fashion Girls)

Acessórios
Como já perceberam gosto sempre de frisar este ponto. Brincos, colares, pulseiras, anéis, cintos e relógios, fazem sim a diferença! Restrições quanto a isto também não são comuns, então é investimento certo.

Se a sua escola é altamente restritiva (colégios militares, por exemplo), não a muito que se possa fazer. Se a sua vida como estudante esta difícil de enquadrar a sua vida gyaru, coloque todo seu esforço quando vai passear, se divertir, comer fora, entre outros programas. Ninguém irá crucificá-la por isso.

Você vai ouvir comentários, estas são conseqüências já previstas, tire proveito delas e ignore quando necessário. Faça isto por si, não para os outros. Use o que gostar, exagere onde quiser, tenha a atitude para mudar e adapte-se ao seu tempo!

Imagens: Revistas – Ageha, Blenda, EGG, Jelly (Julho), PopSister e Popteen (Agosto). Sites: DreamV e CO&LU.
P.S.: Desculpem o artigo grande demais, me empolguei! Olha que coloquei nem coloquei todas as imagens que desejava.

12 comentários:

Saôri disse...

Ahhh essa coisa de estudante e gyaru realmente é complicado, eu não tenho muitos problemas pq faço moda e pq aqui as pessoas tem o costume de se vestirem de forma mais despojada também por causa do calor, mas como sou priguiçosa vou de shorts jeans e camiseta e minha mochila de oncinha que eu amo >33 e no problems xD

Torok disse...

Sim, e coloca fofinho <3! Muito obrigada :3 sempre tento deixá-la da forma que me sinto no dia que faço o dress up!

Apropósito, amei o post :3! Sério <33

Bia disse...

Obrigada pelo comment! <3
Vampire Hunter D é lindo mesmo!! TODOS deveriam amar XD
Acho q vendem os livros em ingles na Amazon!

Algumas pessoas filmaram a parte ""gyaru"" do desfile, só ñ sei se vão postar, eu tb filmei mas esqueci q a minha camera estava configurada para uma qualidade beeem baixa :p

rika disse...

mais um post genial, mandy! as sugestãoes são perfeitas! acho que não só pelas regras da escola, mas as pessoas tinham que se acostumar a ver que elas não PRECISAM usar só agasalhos de moletom. gente, existe outros casacos. pode usar uma bolsa mais legal, não precisar ser mochila da kipling/le postiche. o esquema é colocar um toque da personalidade em todos os espacinhos que deixaram pra fazê-lo! <3 um empecilho tb é o saco/tempo de se arrumar de manhã. uiahsiuahs daí o que for mais prático é sempre bem-vindo.
por exemplo, se existisse isso quando eu tava na escola, usaria bb cream todo dia, é perfeito pra isso (se arrumar+praticidade).

as minhas faculdades eram basicamente de design e nego usava DE TUDO. 8D só tinha restrição, por exemplo, em aulas de laboratório pra tecnologia têxtil, porque podia manchar a roupa, instrumentos e substâncias perigosas poderiam cair no pé, etc. mas fora isso, faculdade não tem nem comparação com escola!

(adoraria saber porque meu troço de seguir do blogspot não mostra as atualizações do seu. ~_~)

Caramel disse...

Mandy seus posts tão cada dia melhores e mais interessantes, parabéns mesmo! Orgulho de uma gyaru brasileiracom tanto conteúdo para passar! Não sei como mas não tenho seu blog na minha lista, vou mudar isso agora!

Mary Plu disse...

me sinto tão melhor informada agora! vc fez um excelente post com dicas mto boas! \o/

bjus linda!!!
ps: amei amei aquele tamanho florido *_* querooo já! rs

ichigo hime disse...

Pra variar, mais um post fantástico ♥

Faz tanto tempo que eu quero usar coisas mais legais no dia-a-dia, mas a preguiça não deixa *shame on you, ichigo >:*

Meu interesse por gal só tem crescido de uns meses pra cá, em grande parte por causa do seu blog :3

Mari Danielski disse...

Post lindo ! Adorei mesmo, tirou várias dúvidas e vc explicou tuudo direitinho =D
Gostaria de te convidar pra participar do sorteio que está acontecendo no meu blog, o Kawaii Dose. Ja estou seguindo o seu blog com a minha outra conta ( Mariana D.)
Kissu Kissu ^^

Michelle Louzeiro Nazar disse...

Mandy..quanto tempo! Querda, eu realmente adorei este post, pois você fez um belo artigo, super criterioso sobre moda gal..e eu acho isso fantástico! Parabéns pelo blog, pelo dedicado artigo e pelo capricho na vida como um todo! Beijinhos ;-)

Pri disse...

uau adorei o post, vai me ajudar muito mesmo.

www.dibaunilha.blogspot.com

priskillan disse...

obrigada por seu post :) eu adorei.
as fotos sao lindas. eu vou follow o seu blog agora.
beijos!

Anônimo disse...

muito bom esse post mandy!, fiz um blog tbm
da uma olhadinha la , bjos =**

Postar um comentário

 

. Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos